quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

De se perder de vista

Fila para comprar querosene em posto de combustível em Nairóbi, no Quênia

De se perder de vista, vejo a fila
o povo briga, grita, em várias línguas.
Essa mistura de pessoas contrastam os seus mais variados estilos de vida
lugares que não se tem dignidade,
cidades que não existem lei.


Olhando essa fila, posso interpretá-la de várias formas a cada situação
Se for eleição, ou é fila de venda de voto ou é votação,
a troca do direito por um quilo não importa quilo de que,
importa é vender o que não se paga, o que não se volta,
é trocar a luta da democracia por um momento único de não passar fome.


Aquela fila não pára de crescer,
vejo crianças chorando, velhos e adolescentes debaixo do sol,
Se for numa cidade perto de uma usina nuclear,
quem sabe não é a fila de evacuação,
o povo brigando por um espaço,
os meios de transportes pulando na estrada emburacada
os carros caindo em ribanceiras,
meu Deus a estrada não é boa,
e o povo tem pressa de fugir
e de ficar bem longe daquela bomba.


Posso ver muitos galões,
naquela fila sem fim que dobra o quarteirão,
Se for lá perto do sertão,
pode ser fila do caminhão pipa ou de comida,
Mas a fila parece não ser daqui,
vem lá do outro lado do oceano,
onde a miséria cobre quase o país inteiro
as pessoas enfileiram-se na verdade por litros de querosene.


Pensava que eles estariam colhendo o que plantaram,
da fruta que não se come e mata,
da terra sofrida nas mãos calejadas e do sol arrebatador,
o calor e o frio descontrolados,
do derretimento da terra das geleiras
da destruição das matas, da poluição dos rios,
da exploração abundante e sem fim
mas se eles que estão na fila nem tem a chance de possuir a semente,
colhem então a colheita da burguesia e do capitalismo
colhem o futuro,
hoje pode ser querosene, mais amanhã (ou hoje) pode ser fila de água, comida.
cuidemos, conscientizemos e preservemos
pois a fila aumenta e cada vez mais se perde de vista,
e a gente vê a fila


pela profecia o mundo ia se acabar
pelo vagabundo deixa o mundo como esta
pelo ser humano pelo cano o mundo vai
pelo cirandeiro o mundo inteiro vai rodar

Nenhum comentário: